quarta-feira, 11 de maio de 2011

Importância das Brincadeiras, para o Desenvolvimento Infantil

        Educadores da EMEB Sérgio Esgalha em reunião coletiva, realizada dia 29/04/2011 nas dependências da  escola, participam de workshop com a finalidade de  estudar, refletir e vivenciar a  Importância das Brincadeiras Infantis  para o  Desenvolvimento da Criança.


Delicioso café da manhã é saboreado na EMEB,
 em reunião coletiva






 Educadores praticam alongamento e aquecimento antes do início da reunião. O objetivo foi mostrar a necessidade da prática de atividade física para o bem estar físico e emocional.





                                  Educadores   brincam, vivenciando as brincadeiras infantis.
Após, realizam a Leitura do texto “Brincar para quê?" de  Elvira Souza Lima. Este texto explica o significado de cada   brincadeira para o desenvolvimento infantil.

Amarelinha                                                                           Escravo de Jó
Passa, Passa Gavião
                                          









 Equipe da EMEB Sérgio Esgalha  estuda e reflete   textos e vídeos que aludem sobre as “Aprendizagens Escolares na Educação Infantil”.
 Equipe de educadores assistem ao vídeo da Creche  Carochinha, que tem como princípio o desenvolvimento da autonomia da criança.
Grupo de Educadores avalia a reunião das atividades desenvolvidas e das leituras realizadas  propondo  ações,  para redirecionamento dos trabalhos pedagógicos, com a finalidade  de desenvolverem um trabalho com  maior eficiência.








Avaliação realizada pelo grupo de educadores da EMEB Sérgio Esgalha:
- A reunião foi proveitosa, diferente e participativa;
- Foi um espaço que uniu a equipe para aprendizados e reflexões da prática pedagógica;
-  As  leituras e estudos dos textos, elucidaram  com maior clareza para a equipe,  a importância das brincadeiras no desenvolvimento infantil;
- Chegaram a conclusão que deverão dar mais atenção no desenvolvimento das brincadeiras, e que devem ser direcionadas;
- Que as brincadeiras, sob olhar atento,  oferecem subsídios ao educador para avaliar melhor o desenvolvimento infantil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário